12 de janeiro de 2010

O drama da depressão

“Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?”. 
1 Reis 19:9

O profeta Elias confrontou os pecados do rei Acabe, chamou a nação indecisa a colocar sua confiança em Deus e triunfou valentemente sobre os profetas de Baal. Mas Elias também tinha os pés de barro. Ele era homem semelhante a nós. Depois de retumbantes vitórias, ficou deprimido e pediu para si a morte.

Ele tirou os olhos de Deus e os colocou nas circunstâncias. Pensou que sua vida dependia da ímpia Jezabel e não de Deus. Por isso, temeu e fugiu.

Elias entrou na caverna da solidão quando mais precisava de pessoas à sua volta. A depressão nos prega essa peça: quando mais necessitamos de companhia queremos nos trancar nos quartos escuros. Mas Deus ordena Elias a sair da caverna para destampar a câmara de horror da alma e fazer uma limpeza da ferida.

Quando Elias pensou que o seu ministério havia chegado ao fim, Deus revela que ele ainda haveria de ungir um profeta em seu lugar, um rei na Síria e outro em Israel. Elias pensou que a vida não fazia mais sentido e por isso, queria morrer, mas Deus o levou para o céu sem que ele passasse pela morte. Deus o arrebatou num redemoinho e Elias deixou os trapos da depressão para vestir-se com as roupagens alvas da felicidade eterna.

Ore: Pai, eu não quero perder a alegria de viver amedrontado pelas adversidades da vida. Peço-te, renova o meu coração, tira-me da caverna da autopiedade e fixa os meus olhos no poder do 
Senhor. Amém.

Pense: Sempre que tiramos os olhos de Deus para colocá-los nas 
circunstâncias adversas afundamos no pântano de desespero.

Fonte: Cada Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário