23 de novembro de 2009

A arte do Cuidar

(1Pedro 5.1-4) Que faz um líder?
Ele prega, ensina, treina outros líderes, transforma a Igreja, ora, evangeliza, administra, visita (ainda?), discípula, motiva, disciplina, dirige (?) o louvor, aconselha, arrecada, quebra paradigmas, faz missões, dá testemunho excepcional de vida pessoal, familiar, financeira-hiperinflação do ministério pastoral! : Liderar tornou-se um trabalho, uma profissão exigente. Ministério é quase que para profissionais bem treinados, capacitados, ordenados. Seja como for, para liderar é necessário fazer bem-feito. Técnica. Tecnologia. Arte do fazer, fazer bem, fazer muito, fazer com sucesso; realizar, realização. Arte do fazer? Não seria melhor, a "arte do cuidar"?
De que aspectos de nossa atividade nós, líderes, construímos nossa identidade ministerial e pessoal? Em que modelos nos espelhamos? No retrato doutrinário denominacional do pastor? Nos pastores/ bispos/apóstolos neopentecostais, neotelevisivos? Nos pastores das grandes, das megaigrejas locais, daqui ou (preferencialmente) do exterior? Em líderes pioneiros ousadamente se aventurando à busca de novos paradigmas? Nos saudosos pastores e missionários do passado, pioneiros e desbravadores dos tenebrosos sertões e sombrios porões da alma humana? Não seria melhor prestar atenção à arte do Supremo Pastor?
Arte de cuidar, cuidar-se. No dicionário do idioma português, "cuidar" é zelar pelo bem-estar, pela saúde de; de outra pessoa, de si mesmo. No dicionário dos idiomas inglês-português, "cuidar" também é amar. Bem-estar, saúde e amor. Em linguagem teológica: bênção, amor e Salvação. A arte do liderar/pastorear, pode-se dizer, é a amorosa arte de salvar, curar, vivificar. Por isso, o Novo Testamento fala do Supremo Pastor. Ele, Jesus, pastoreou efetivamente e de maneira eficaz. A amorosa arte que Jesus tinha para cuidar do rebanho culminou no dar-se pelo rebanho... ovelhas sem pastor.
Assim, a arte de liderar e pastorear fica mais leve, fluida, viável. É arte de participar no bem-estar já oferecido, na Salvação graciosamente ofertada, no amor derramado. É, então, e antes de tudo, arte de ser pastoreado/cuidado. Para cuidar, é necessário ser cuidado. A arte de deixar-se ser cuidado por Deus. Como Deus cuida?: Valorizando, lembrando-se, reunificando. Para cuidar é preciso, antes de tudo, ser cuidado/partoreado por Deus.
Três pontos, três passos:
1-Aceitar a valorização que Deus faz de nós, pecadores, ovelhas sem pastor. Por isso mesmo, amadas por Deus, Pai gracioso. O que sou? Pecador amado por Deus. Pecador, para não sucumbir às tentações do sucesso, da eficiente eficácia que tudo faz bem, realiza, consegue. Amado por Deus, para não sucumbir às tentações do insucesso, da letargia preguiçosa de quem já não vê nem mais a luz no final do túnel. Ser reunificado na comunidade de Deus.
2-Traço vertical: ser recebido pela divindade, salvo, perdoado, reconciliado, justificado,glorificado. Ser filho(a), convivendo carinhosamente com o Pai, Filho e Espírito Santo.
3-Traço horizontal: fazer parte do Corpo de Cristo, da comunidade de fiéis, crentes. Fazer parte de. Não estar acima de; não dominar; não se alimentar de. Ser irmã(o), membro da família. Receber o "lembrar-se divino". :
Como nos tempos dos pais e mães de Israel, Deus se lembra da aliança, da promessa, do compromisso. Porque se lembra, Deus cuida, cura, abençoa, acompanha, anima, corrige, perdoa. Lembra-se de amar permanentemente, sem atentar para o mérito, lembra-se em graça. Ser lembrado para poder lembrar. Lembrar do futuro, esquecendo-me das coisas que para trás ficam!
Escrito Por Júlio Paulo Zabatiero (junho de 2008)
Adaptação livre: Adriana Camillo (novembro de 2009) FONTE: http://www.lideranca.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário